;

NOTÍCIAS

21ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos é encerrada em Americana

A 21ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori) 2017 foi encerrada na manhã deste domingo (4), com cerimônia no Complexo Poliesportivo “Milton Fenley Azenha”, o Centro Cívico, após a realização dos últimos jogos da competição. Na ocasião, também ocorreu a premiação final, ficando o troféu de campeão para o município de Campinas, que conquistou 138 pontos no total, de vice-campeão para Itatiba, com 99 pontos, e o terceiro lugar foi para Bragança Paulista, que obteve 80 pontos.


Americana terminou os jogos em 12º lugar na classificação geral, com 45 pontos, conquistando duas medalhas de ouro (xadrez e tênis de mesa masculino) e duas medalhas de prata (atletismo feminino e natação masculino).


O evento contou com 2.019 participantes, sendo 1756 atletas e 263 dirigentes dos municípios. O comitê dirigente era formado por 39 pessoas, a arbitragem contou com 67 profissionais, o comitê organizador tinha 30 integrantes, totalizando 2.155 pessoas envolvidas com os Jori deste ano, realizados em Americana, de 1 a 4 de junho. A competição contou com a participação de 43 municípios em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.


O coordenador geral dos Jori 2017, Abimael Valadares, avaliou positivamente a competição deste ano. “Foi um ótimo resultado, pois aumentamos o número de jogos com relação ao ano passado. Sobre a organização, os recursos foram otimizados, atendemos todas as áreas, trabalhamos em cima de todas as exigências do Estado, não deixando de fazer o que tivemos no ano passado”, afirmou. “Com a realização desse evento mais uma vez em nosso município, esperamos estimular a participação de mais atletas americanenses no ano que vem”, avaliou Abimael. Já a coordenadora da Terceira Idade da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Andréa Piscitelli, enalteceu a participação dos idosos na competição. “Estão todos de parabéns pela participação, esforço e dedicação”, ressaltou.


 Cerimônia


A cerimônia de encerramento dos Jori 2017 contou com a presença do diretor regional de Esporte e Lazer de Campinas, Rodrigo César Moreira, do chefe do Comitê Dirigente, Renilton Oliveira Santos, da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Americana, Maine Najar, do secretário municipal de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Walter Veneciano, da representante da primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, Zeila Georgina Nogueira, do representante da Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude, Marco Antonio Gonçalves Cardoso, e do coordenador geral dos Jori deste ano, Abimael Valadares.


A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Americana, Maine Najar, representou o prefeito Omar Najar na cerimônia e falou da alegria do município em receber pelo segundo ano consecutivo os Jogos Regionais dos Idosos. “Agradeço aos atletas participantes, sem vocês esse show não aconteceria. Independentemente da colocação, o importante é participar. Muito obrigada, beijo grande para todos”, afirmou.


A competição é uma realização em parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e Fundo Social de Solidariedade de Americana. A final estadual do 21º Jori acontece de 18 a 22 de outubro no município de Sertãozinho.

Leia mais: