;

NOTÍCIAS

Orquestra Sinfônica apresenta obras de Mozart e Beethoven nesta quinta-feira

A Orquestra Sinfônica de Americana se apresenta na noite desta quinta-feira, dia 18 de maio, às 20 horas, no Teatro Municipal Lulu Benencase, tendo como regente convidado o maestro Maury Buchala. No repertório, obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A entrada é gratuita.

 

A Sinfonia nº 25, de Mozart, se tornou bastante conhecida do público graças ao grande sucesso do filme Amadeus. Com uma suave melancolia, vale a pena prestar atenção aos solos de oboé no movimento inicial.

 

A abertura Fidelio, de Beethoven, foi composta para dar início à ópera de mesmo nome, a única produzida pelo autor. Seu tema é a força moral, a liberdade, a justiça , o heroísmo, e também o amor matrimonial. Na personagem da heroína, Leonore, entrevê-se a imagem elevada, idealizada, que Beethoven tinha do sexo feminino.

 

A Sinfonia nº 7, também de Beethoven, pertence à etapa criativa em que ele se afirmou como o maior compositor de seu tempo. Cada um dos seus quatro movimentos possui intensidade e perfeição de acabamento que os tornaram modelos para sucessivas gerações de compositores.

 

O maestro Maury Buchala, que rege esse concerto, mora em Paris, na França, e é também compositor. Em março de 2016, lançou um CD monográfico  que teve apoio do Selo SESC. As gravações foram feitas em Paris pelo grupo Cour-Circuit,. Neste CD constam 4 obras: peça solo para cello, trio de cordas, Partita (quinteto) e  um Concerto para violino e grupo de 14 instrumentos.

Leia mais: