;

NOTÍCIAS

Criança de 10 anos morre com suspeita de meningite

Uma criança de 10 anos, do sexo masculino, faleceu ontem dia (30/9) no Hospital Estadual de Sumaré, com suspeita de doença meningocócica.

A criança, que residia no bairro Primavera, deu entrada no Hospital Municipal no dia 27/8, se queixando de dores de cabeça. Na ocasião ela foi medicada e liberada.

No dia seguinte (28/8) retornou àquela unidade hospitalar, porém apresentando petéquias (pequenas manchas vermelhas) disseminadas pelo corpo e regidez de nuca.

Imediatamente ela foi transferida ao Hospital Estadual de Sumaré, mas veio a falecer na madrugada de hoje.

Todas as medidas referentes às estratégias de prevenção e controle estão sendo tomadas pela Vigilância Epidemiológica, atendendo aos protocolos do Ministério da Saúde em relação à doença meningocócica.  O último caso dessa doença no município ocorreu em 2015, já a última morte foi registrada em 2011.

Trata-se de uma infecção bacteriana grave da corrente sanguínea ou das meninges (membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal) causada pelo germem menigococcus. Quando a doença ataca as meninges ela é chamada de meningite meningocócica e na corrente sanguínea trata-se de meningococemia.

Os sintomas são febre alta, dores pelo corpo, prostração, vômito e rigidez de nuca, podendo apresentar manchas avermelhadas pelo corpo (petéquias).

A Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado dos exames pelo Instituto Adolfo Lutz, o qual será divulgado posteriormente.

Unidade de Imprensa

Leia mais: