Ouvidoria de Campinas registra aumento de 66,9% em reclamações em 2021

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O número de reclamações feitas à Ouvidoria Geral de Campinas (SP) aumentou 66,9% em 2021, aponta o balanço anual divulgado pelo órgão. As queixas, que foram 3.334 em 2020, saltaram para 5.566 no ano passado – um acréscimo que, conforme explica o ouvidor geral e pode ser explicado pela pandemia da Covid-19.

Isso porque, em 2019, a Ouvidoria recebeu 4.572 queixas, o que evidencia que as reclamações sofreram redução após o início da pandemia, em 2020, e se reaproximaram da média em 2021.

“Podemos observar que no ano de 2020, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, houve uma redução das manifestações dos usuários. Já em 2021, quem usa os serviços públicos voltou às suas atividades cotidianas, por conta da flexibilidade”, avalia Marcelo de Souza.

A Ouvidoria é o órgão que tem como função atuar no processo de interlocução entre o cidadão e a administração pública, de modo que as manifestações da população melhorem os serviços públicos prestados.

Quais foram as principais queixas em 2021?

O balanço do ano aponta 1.083 reclamações relacionadas a temas de acolhimento ao morador, que inclui na lista   dificuldade de contato com a administração municipal – o que coloca esta categoria no topo do ranking.

Fonte G1

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