Americana lança Programa Futuro Certo para capacitação e inclusão

Publicidade

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, juntamente com o vice-prefeito Odir Demarchi, lançou, na manhã desta segunda-feira (30), na sede do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, o Programa de Capacitação Profissional e Inclusão Produtiva – Futuro Certo, em parceria com diversas instituições. As ações do Programa serão realizadas em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

O prefeito falou sobre a importância do Programa Futuro Certo para Americana. “Agradeço o vice Odir pelo apoio, me ajudando a conduzir os trabalhos na cidade, aos secretários Rafael e Juliani pela execução do Programa. A qualificação profissional é fundamental para o fomento do desenvolvimento humano, emprego, geração de renda e inclusão social da população. O Programa Futuro Certo trará a modernidade, atualização e oportunidades para as famílias e prosperidade ao município. As parcerias firmadas para a realização do trabalho são elos fortes e duradouros para o desempenho das ações e propiciará bons resultados e garantia de crescimento a todos os envolvidos. Valorizamos as parcerias, as empresas que já atuam na cidade e as que estão chegando no município. A vontade de acertar é muito grande”, disse o prefeito.

O vice-prefeito ressaltou o empenho e a união das Secretarias para a execução do Programa em prol da qualificação profissional dos trabalhadores. “É um trabalho em conjunto da Administração Municipal, com o prefeito Chico Sardelli, e empenho e união das Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico em busca de uma cidade melhor. O Programa vai dar oportunidades para as famílias, aos pais, mães e jovens, oferecendo condições para que tenham acesso e apoio à qualificação profissional”, disse Odir.

O Programa Futuro Certo vai oferecer cursos e treinamentos para capacitação profissional e aperfeiçoamento para a inserção da mão de obra no mercado de trabalho. Parte das vagas disponibilizadas será destinada à população em situação de vulnerabilidade social, usuária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), inscrita no Cadastro Único e beneficiária de programas e benefícios sociais.

“É um investimento no futuro profissional dos jovens que vão ingressar no primeiro emprego, profissionais que desejam se aperfeiçoar, estímulo e esperança para pessoas em situação de vulnerabilidade, que não têm condições financeiras para pagar cursos, promovendo a autonomia das famílias”, destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

De acordo com o Programa de Qualificação Profissional, Inclusão Produtiva e Geração de Trabalho e Renda de Americana – Futuro Certo, as atividades oferecidas serão disponibilizadas no Portal Americana Capacita e no CUCA. Os cursos terão parcerias do SEBRAE, SENAI, SENAC, CIEE, ACIA, SESI, FAM, SINDITEC, CIESP, UNISAL, FATEC, Via Rápida (Governo do Estado de São Paulo), entre outras instituições.

“O Programa Futuro Certo é um programa de capacitação profissional e inclusão produtiva, que vem para resolver um problema que temos enfrentado, de ter muitas vagas de emprego que não são preenchidas, em sua maioria, por falta de capacitação para o cargo. Dessa forma faremos parcerias com instituições de ensino e capacitação de nossa cidade, para entregar qualificação à população, facilitando a conquista do emprego, a inclusão no mercado de trabalho, e a contratação por parte das empresas que estão num período de alta demanda. Vamos centralizar todas as informações num portal no site da prefeitura e atualizaremos a lista de cursos ofertados pelos diversos parceiros. O poder público atuará como um catalisador de processos, fazendo a ligação entre o mercado de trabalho e quem procura emprego”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

Os cursos do Programa estão disponíveis no site da prefeitura www.americana.sp.gov.br, Cursos – Futuro Certo e no Portal do Desenvolvimento Econômico.

O lançamento contou com as presenças dos secretários Allisson Roberto (Comunicação e Tecnologia da Informação), Simone Inácio de França Bruno (Fazenda), do deputado federal Guiga Peixoto, da diretora de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, o diretor executivo do DAE, Marcos Morelli, representantes da Cruzada das Senhoras Católicas, SOMA, APAM, AAMA, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, SESPA, entre outros convidados.

Ouça o Prefeito de Americana. Chico Sardelli, sobre o Programa de Capacitação Profissional e Inclusão Produtiva – Futuro Certo

Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Americana, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, sobre o Programa de Capacitação Profissional e Inclusão Produtiva – Futuro Certo


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?