Americana sedia audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Publicidade

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, e o vice-prefeito Odir Demarchi participaram na manhã desta quarta-feira (16) da audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que foi sediada neste município e reuniu autoridades das cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolância e Monte Mor.

“É um prazer recebê-los aqui nesta audiência que vai discutir questões importantes para a região. Estamos de braços abertos, cooperando com todos, mas gostaria de destacar o problema que enfrentamos com o Reservatório do Salto Grande, que deve ser discutido em grupo. Discussões em 2019 ocasionaram a construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Anhumas, em Campinas, que aliviou um pouco a questão da poluição. Estamos, gradativamente, avançando nesse tema”, afirmou o prefeito Chico Sardelli.

Logo no início do cerimonial, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marcos Vinholi, deu as boas-vindas aos participantes por meio de um vídeo e salientou a importância do planejamento e da parceria entre governos estadual e municipais na superação dos desafios.

O objetivo principal da audiência foi envolver gestores públicos, comunidade técnica e sociedade civil em assuntos como apresentação geral sobre PDUI, contexto regional econômico, propostas de macrozoneamento e ordenamento territorial e funções públicas de interesse comum identificadas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, por intermédio da Agemcamp e em parceria com a Unicamp.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Americana, Thiago Martins, lembrou da atuação no Parlamento Metropolitano que resultou em tratativas junto a vários órgãos públicos, como Alesp, TCE, DER, Artesp e alguns ministérios em Brasília. “Questões que se encontravam enroscadas tiveram encaminhamento e conseguimos muitos benefícios para a região, como leitos e testes rápidos durante a pandemia e melhorias em estradas. Tudo que é discutido por várias cabeças se aproxima da perfeição”, disse.

Na abertura do evento, compuseram a mesa o prefeito de Americana Chico Sardelli; os deputados estaduais Castelo Branco e Dirceu Dalben; o presidente da Câmara Municipal de Americana, Thiago Martins; o promotor Ivan Carneiro Castanheiro; o diretor executivo da Agemcamp, Bill Souza; o prefeito de Sumaré Luiz Dalben; e os representantes das prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste, Miguel Brito, de Hortolândia, Dimas Correa Pádua, e de Nova Odessa, Elvis Garcia.

Também participaram da atividade os secretários municipais de Americana: Diego Guidolin (Planejamento); Rafael de Barros (Desenvolvimento Econômico); Fábio Renato de Oliveira (Meio Ambiente); Allisson Roberto (Comunicação e Tecnologia da Informação), além de vereadores e outros convidados da região.

Foto: Susy Coutinho


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?