Americana terá Dia da Família Acolhedora neste sábado no CCL

Publicidade

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) da Prefeitura de Americana, em parceria com a Associação de Promoção e Assistência de Americana (APAM), Bola de Neve Church e demais apoiadores, vai realizar neste sábado (4/6), das 13h às 17h, o evento “Dia da Família Acolhedora”, no Centro de Cultura e Lazer (CCL), na Avenida Brasil, 1293. O evento visa sensibilizar a população sobre o Serviço de Acolhimento Familiar, mobilizando famílias para a capacitação e habilitação ao Serviço Família Acolhedora, segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

“O objetivo é fortalecer o Serviço de Acolhimento prestado na cidade, ampliando a participação de famílias para oferecer um lar temporário às crianças e adolescentes que estão afastados temporariamente do convívio com as suas famílias biológicas. É um direito que devem ter e, por isso, estamos buscando o apoio de famílias que possam colaborar, pois será muito gratificante prestar este acolhimento. Na ação deste sábado, iremos disponibilizar todas as informações sobre o serviço, requisitos e condições às famílias que queiram se candidatar e ajudar”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Além da apresentação do Serviço à população e distribuição de informativos, as famílias que comparecerem ao CCL poderão contar com diversas atrações, como apresentação musical, aula de dança, teatro, cama elástica, brinquedos, pipoca e algodão doce.

O Serviço de Acolhimento Familiar integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Associação de Promoção e Assistência de Americana (APAM). As famílias podem se candidatar ao acolhimento provisório de crianças e adolescentes, enquanto a família biológica é trabalhada para recebê-los de volta ou, na impossibilidade, poderem aguardar a adoção.

As famílias selecionadas para o acolhimento recebem capacitação e são cadastradas. Para saber mais sobre como ser uma Família Acolhedora basta entrar em contato com a APAM pelo (19) 9 9927-9585 ou pelo e-mail: apamfamiliaacolhedora@gmail.com

O que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora?

É um serviço tipificado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) que integra a Proteção Social Especial de alta complexidade.

Consiste na organização de acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida judicial, em residência de famílias acolhedoras selecionadas, capacitadas e cadastradas.

O Serviço é referenciado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), tendo como parceiros imediatos, órgão gestor do SUAS no município (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos) Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar.

As famílias acolhedoras deverão ter disponibilidade afetiva bem como condições de receber as crianças e adolescentes em suas casas, mantê-las seguras, com dignidade, garantindo a manutenção dos direitos básicos necessários ao processo de crescimento e desenvolvimento, oferecendo meios necessários à saúde, educação, alimentação, assim como a manutenção do vínculo com a família de origem.

Todo o processo de acolhimento e reintegração familiar será trabalhado por um período de até 18 meses (previsto no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente), podendo ser estendido mediante ordem judicial. O desligamento da criança/adolescente acontecerá mediante a organização da família de origem/extensa, e caso isso não aconteça, a criança/adolescente irá para adoção ou, em último caso, para acolhimento institucional (modalidade abrigo).

Quem pode participar?

– Pessoas ou famílias que não tenha intenção de adotar e não estejam no Cadastro Nacional de Adoção;

– Ser maior de 21 anos e máximo de 65 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil;

– Ser pelo menos 16 anos mais velho do que o acolhido;

– Comprovar moradia fixa na cidade de Americana há mais de dois anos;

– Gozar de boa saúde física e mental;

– Não estar respondendo a processo judicial.


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?