Americana terá programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Publicidade

O mês da Mulher será celebrado em Americana com a realização de diversas atividades por meio da programação “Americana por Elas”, especialmente organizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) da Prefeitura de Americana, em conjunto com as secretarias municipais, parceiros e apoiadores. Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher simboliza as lutas, desafios e conquistas. Serão abordados temas sobre os direitos da mulher, com as participações de diversos profissionais, haverá apresentações culturais, lives, ação comunitária, homenagens, entre outras atrações.

Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, a programação “Americana por Elas” contemplará ações de reflexão e debate com temas importantes para a conscientização da sociedade. “Dentro da programação buscamos envolver a sociedade nos temas abordados e desenvolver ações de conscientização, procurando absorver todo o trabalho realizado à população para que sejam destacadas as políticas públicas de atendimento, principalmente no que diz respeito aos direitos da mulher”, disse Juliani.

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975. A data remete ao fato ocorrido em 25 de março de 1911, em Nova York, quando 125 mulheres e 21 homens teriam morrido em um incêndio em uma tecelagem, ocasionado pelas péssimas condições da instalação elétrica. No momento do incêndio, as portas da fábrica estavam trancadas, pois muitos proprietários na época fechavam os funcionários como forma de conter motins e greves. Este fato é um dos marcos para o estabelecimento da data, como forma de reflexão e luta por direitos.

Programação “Americana por Elas”

No dia 8 (Dia Internacional da Mulher), será promovido o lançamento oficial da programação. Antes, no dia 5 de março, será realizado o evento sarau “Mulheres em Pauta” e apresentação do Centro Cultural Candeeiro. Nesta ação, haverá participações das palestrantes Cláudia Monteiro, Denize Ramos, Marcos Paulo e Zina Covesi. O evento acontece das 9 às 11h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Jerônimo, Rua Emílio Colombo, 422.

O lançamento da programação será no dia 8, às 9h, no Teatro de Arena “Elis Regina”. Na ocasião, será realizada a posse do Comitê Americana por Elas; o lançamento da campanha digital #americanaporelas; homenagem a mulheres da comunidade; e apresentação do Quarteto de Cordas; além de café da manhã.

No dia 9 de março, das 9h às 12h, será promovida uma Ação Comunitária abrangendo o território do CRAS Mathiensen, na Casa de Dom Bosco, na Rua dos Colibris, nº 235, no Jardim dos Lírios. Haverá palestra com a psicóloga Fernanda Joly Milanez e apresentação do Centro Cultural Candeeiro e Baque Mulher.

Também no dia 9, das 8h às 10h30, será realizada uma Roda de Conversa com a técnica de referência em violência do município de Americana, Léa Amabile, com o tema “Dia Internacional da Mulher: Protagonismo e Autocuidado”, na sede da Cruzada das Senhoras Católicas, referenciada do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), no território do Jardim Guanabara.

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) também receberá a programação do “Americana por Elas”. No dia 11, às 7h30, Léa Amabile irá abordar o tema “Qual o lugar da Mulher na sociedade hoje” com os servidores da autarquia.

No dia 16, às 14h, será realizada a live com o tema “Gravidez na Adolescência”, pela educadora sexual Marta Pasquali. Dia 22, às 19h30, acontece uma live com a historiadora Cláudia Monteiro, que irá falar sobre o tema “Interseccionalidade entre gênero, classe e etnia”. A live “Mulheres nos espaços de poder e política”, com a advogada Cláudia Luna, será realizada no dia 29 de março, às 19h30, encerrando a programação do mês da Mulher de Americana. Os links de acesso às lives estarão disponíveis no site da Prefeitura de Americana – www.americana.sp.gov.br -, clicando no banner da programação.

As três lives contarão com apresentação cultural em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Americana


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?