Anvisa aprova o primeiro autoteste de Covid feito por amostra de saliva

Publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta sexta-feira (25), o primeiro autotesde de Covid-19 feito por meio de saliva no Brasil. O produto será fabricado pela Eco Diagnóstica, fábrica instalada em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na quarta-feira (23), a empresa já tinha conseguido a autorização para fabricar o autoteste nasal.

O diretor comercial da empresa, José Artur Moreira Chaves, diz que aguarda a chegada dos insumos vindos da Coreia para iniciar a fabricação. O autoteste deve atingir o mercado em cerca de 20 dias, com preço entre R$ 39 e R$ 49, o mesmo valor estimado para o exame nasal da mesma fábrica. No caso do teste feito pelo nariz, o produto começa a ser fabricado na próxima semana e deve ser posto à venda daqui a dez dias.

O autoteste será vendido em farmácias, e o resultado fica pronto em cerca de 15 minutos. De acordo com a Anvisa, ele tem caráter orientativo e o diagnóstico deve ser confirmado por um profisssional de saúde.

Desde a aprovação do autoteste no Brasil, no dia 28 janeiro, a Anvisa recebeu 81 pedidos de autorização para fabricação e comercialização. Além dos dois autotestes da Eco Diagnóstica, foram aprovados outros dois de uso nasal, um que será fabricado em Brasília e o outro no Rio de Janeiro. O órgão regulador reprovou 13 pedidos e os outros 64 estão em análise ou aguardando o cumprimento de exigências feitas pelos técnicos.

Fonte: R7


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?