APAE de Nova Odessa celebra 41 anos com visita do ministro da Educação pela 1ª vez em sua história

Publicidade

No último sábado (21/08), a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Nova Odessa celebrou 41 anos de atividades no município recebendo a visita inédita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, atendendo a um convite do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho. Ministro e prefeito ganharam camisetas do movimento em defesa das APAEs e conversaram com o público presente.

n

A APAE de Nova Odessa, foi fundada em 21 de agosto de 1980, para ajudar e proporcionar à pessoa deficiente intelectual e múltipla, o direito à cidadania na busca constante de um lugar na sociedade, tendo assim melhoria na sua qualidade de vida. “Sentimos que a comunidade tem muito respeito, estima e acata o que transmitimos, e até nos reverencia. E esse contentamento nos é transmitido diariamente”, disse a diretora geral da APAE, Maria Tereza Casazza, a Tereca.

n

“Essa organização faz um belíssimo trabalho na nossa cidade, e hoje estamos aqui, em um dia de festa, em um dia de alegria, para celebrar esses 41 anos de muita luta. Por isso, gostaria de agradecer a todos os funcionários, colaboradores, voluntários que fornecem esse trabalho para nossa cidade”, disse Leitinho, pedindo uma salva de palmas a todos que ajudaram e continuam a ajudar a população com deficiências intelectuais e múltiplas da cidade.

n

O ministro Milton Ribeiro destacou a importância do trabalho das APAEs em geral, e se disse um “grande admirador do serviço realizado nas escolas”, além de parabenizar todos os funcionários. “A criança, hoje chamada de especial, é nomeada assim pois sua família tem que possuir um coração especial”, disse. Ele também pontuou que a visão do Governo Federal “é de ajudar e investir em todas as APAEs do Brasil”. “O nosso governo trabalha com a inclusão das pessoas”, comentou Milton Ribeiro.

n

n

SEMANA

n

n

Além do aniversário da instituição, a APAE Nova Odessa também comemora a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece todos os anos, do dia 21 ao dia 28 de agosto. O período tem a intenção de abrir debates sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência, como meio de transformação da realidade, refletindo sobre a igualdade na inclusão destas pessoas na sociedade. A representante da APAE Maria de Fátima Dalmédico de Godoy, a Chiquita, destacou a importância da Semana e da escola, que é uma das 305 APAEs do Estado de São Paulo e uma das 2.126 do Brasil.

n

Também participou do evento no sábado o secretário municipal de Educação, José Jorge Teixeira, que elogiou e destacou a importância do trabalho da entidade para Nova Odessa. “Hoje é um dia histórico e mágico para nossa cidade, tenho muito orgulho do trabalho realizado aqui na APAE. E quero agradecer também todos os profissionais de Educação do Município, que sabem da importância da educação para a população novaodessense”, afirmou o educador.

n

A APAE prepara as pessoas deficientes intelectuais e múltiplas e agora também autistas para o futuro, trazendo no presente, melhor qualidade de vida e inclusão social. A escola conta hoje com 390 alunos atendidos (65{f157adde107d65a2e662f6a3619182190729b4845382998718b2e8dce3ce8e32} são crianças e 35{f157adde107d65a2e662f6a3619182190729b4845382998718b2e8dce3ce8e32} adultos) nos programas educacionais em Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos anos iniciais e finais, e sócios-ocupacionais. Esse público é atendido nas áreas de Neurologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia especializada e Assistência Social, principalmente familiar.

n

Segundo uma média numérica da própria APAE Nova Odessa, ela já atendeu aproximadamente 16.000 pessoas em seus 41 anos de funcionamento. “A conexão com os alunos e os pais é uma relação de vínculo, carinho, cuidados especiais, atenção e muita busca de apoio e compreensão”, destacou Tereca sobre a relação da escola e das famílias que precisam do atendimento.n

nFonte: Imprensa N. Odessa


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?