Governo de SP diz que começa a vacinar crianças contra a Covid-19 nesta sexta-feira

Publicidade


Menina de 8 anos recebe vacina da Pfizer contra a Covid-19 em hospital de Hartford, Connecticut, em 2 de novembro – mesmo dia em que o CDC recomendou que crianças de 5 a 11 anos fossem imunizadas com a vacina. — Foto: Joseph Prezioso / AFP

O governo de São Paulo anunciou que a vacinação do público infantil contra a Covid-19 começará às 12h desta sexta-feira (12).

De acordo com a gestão estadual, o governador João Doria (PSDB) acompanhará o ato, que será realizado no Hospital das Clínicas, na Zona Oeste da capital.

A prioridade da vacinação será de crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas, conforme a tabela abaixo.

A imunização deve ocorrer de forma simbólica, destinada a um pequeno grupo, exatamente como foi feito em janeiro de 2021, quando a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, se tornou a primeira pessoa a receber a dose da vacina contra a Covid no país.

Nos postos de saúde da capital paulista, porém, a vacina só será aplicada a partir de segunda (17), conforme divulgado pela prefeitura. O mesmo deve ocorrer nas demais cidades do estado.

A expectativa do governo do estado é a de vacinar 4,3 milhões de crianças no período de três semanas.

A vacinação deve ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta, mas o governo aguarda o recebimento de doses para divulgar um calendário.

De acordo com a gestão estadual, a capacidade de vacinação do estado é de 250 mil crianças por dia, podendo este número ser até superior de acordo com a demanda das famílias paulistas.

O pré-cadastro para vacinação desse público foi liberado na quarta (12). Os pais podem acessar o site do governo paulista (www.vacinaja.sp.gov.br) para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.

Lista de comorbidades para crianças que terão prioridade de vacinação em São Paulo. — Foto: Divulgação/Governo de SP

Chegada das doses

As primeiras doses da vacina da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos começaram a chegar aos estados nesta sexta-feira (14). Caberá aos estados e municípios definir o cronograma de aplicação.

O governo de SP ainda aguarda a chegada dos imunizantes, mas já anunciou que a imunização começa de forma simbólica no Hospital das Clínicas no início da tarde.

O voo com o primeiro lote de vacinas chegou ao Brasil na madrugada de quinta (13).

Carteira de vacinação

Em dezembro, a gestão estadual divulgou as imagens da carteirinha de vacinação contra Covid-19 que será usada durante a campanha de imunização de crianças de 5 a 11 anos no estado.

Com o topo amarelo e a hashtag #Vacinajá em letras coloridas, a carteirinha é similar à que é usada no estado para a imunização de adultos e adolescentes.

Fonte: G1

Marcado como

Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Faixa Atual

Título

Artista

Abrir conversa
Precisa de ajuda?