Manutenção nas redes de água pluvial e esgoto de Hortolândia evitam alagamentos nesta época de chuva

Publicidade

Nesta época de fortes chuvas, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) reforça os serviços de manutenção nas redes de esgoto e águas pluviais em diferentes regiões da cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho é essencial para evitar entupimento das tubulações, problema que pode causar rompimento das redes e contribuir com a ocorrência de enchentes e alagamentos, além de infiltrações e afundamentos do solo.

Nesta terça-feira (04/01), as equipes realizam trabalhos em três pontos da cidade. Na rua Aroldo Pereira da Costa, no bairro Residencial Maria de Lourdes, foram reparadas as tubulações da rede de esgoto. Já no OAPE  (Observatório Ambiental Parque Escola), antigo Creape, no Jardim Santa Clara do Lago; e na rua João Mendes, próximo ao Parque Socioambiental Chico Mendes, na região Central, a Prefeitura desobstruiu as tubulações das redes coletoras de esgoto e de águas pluviais. A ação permite o maior fluxo da água para evitar entupimentos.

“Além dos reparos e das desobstruções realizadas por nossas equipes nas redes, precisamos e contamos com o apoio e colaboração da população para não descartar irregularmente lixo e entulho em ruas, avenidas, praças e parques, ação considerada crime ambiental. Este material pode atingir nossas redes de água pluvial e de esgoto após a chuva, fazendo com que haja entupimentos. Estes entupimentos causam problemas maiores, como rompimentos das redes, alagando vias e afundando o solo, podendo causar acidentes. O descarte irregular de materiais causa uma série de prejuízos para todos”, destaca o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão. Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

ENTUnHO

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito de materiais recicláveis, como papelão e metal, além de volumosos, como sofás e colchões, e restos de construção civil. Os espaços funcionam das 9h às 15h, de segunda à sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

 

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Hortolândia


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?