Parceria entre Prefeitura e FAM vai melhorar qualidade da alimentação nas escolas de Americana

Publicidade

A qualidade da merenda escolar é o foco da parceria assinada, nesta quarta-feira (1º), entre a Prefeitura e a FAM – Faculdade de Americana. O prefeito Chico Sardelli se reuniu com o diretor geral da faculdade para a formalização da ação que irá melhorar a alimentação de todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 12 mil alunos beneficiados.

O programa está sendo desenvolvido entre o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e o Curso de Nutrição da FAM.  Cerca de 110 estudantes de todos os semestres do curso, divididos em 11 equipes, estão empenhados na atividade, que tem o objetivo de diagnosticar doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e desnutrição. Com isso, as merendas poderão ser adaptadas para a prevenção desses males.

Chico destacou a importância da parceria com a faculdade: “Primeiramente gostaria de parabenizar a FAM por acreditar e investir na cidade de Americana, estou muito feliz com esse projeto de parceria, juntamente com a secretaria de Educação, que trata da questão nutricional da nossa rede municipal de educação. A FAM tem se mostrado cada vez mais parceira da cidade, amiga da cidade, presente, e ao Gustavo e todo o corpo diretivo da FAM, deixo aqui meu agradecimento e estamos abertos a outros eventos. Americana, na nossa administração, sempre terá as portas abertas para receber quem queira investir, fazer projetos sérios, trabalhar, buscar emprego. Estamos com essa parceria com a FAM, depois de muito tempo passando por outras administrações que não quiseram, eu vi a necessidade e a importância que tem esse projeto para nossa educação municipal”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Vinicius Ghizini, que participou da assinatura da parceria, também destacou a importância da ação: “Estenderemos a parceria também com atendimento no aspecto psicológico, tanto dos alunos quanto dos profissionais da educação. O prefeito Chico tem estimulado as parcerias que visam o bem da população e agradecemos a FAM e a todos os envolvidos nesse importante projeto”, disse o secretário.

Nas escolas, são coletados dados como altura, peso e circunferência abdominal, inseridos no programa ANTHRO, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde. Com base nas informações, é produzido um relatório completo da situação nutricional e do crescimento das crianças. A ação faz parte do programa Saúde na Escola, apresentado no último dia 16 de março na Câmara de Vereadores, no Fórum Permanente da Saúde, a pedido do vereador Silvio Dourado.

 “A gente vê essas parcerias, querendo fazer algo por Americana, é muito orgulho ter uma faculdade como a FAM, que também pensa, ajuda. Todos esses dados que vamos ter para trabalhar, é muito rico isso, é informação para o resto da vida”, disse o vice-prefeito Odir Demarchi.

O Diretor-geral da FAM destacou a grande abrangência da ação: “Estamos falando de mais de 11 mil crianças da rede municipal de ensino que estarão sendo acompanhadas pelos nossos professores, nossa coordenadora do curso de Nutrição, juntamente com nossos alunos; para nós é de extrema importância poder colocar em prática o que ensinamos em sala de aula”, explicou.

“Este é um governo muito aberto ao diálogo. E o que a FAM faz hoje para a cidade, não temos como agradecer, são muitos projetos. A FAM está em tudo”, destacou o presidente da Câmara, Thiago Martins.

Também participaram da reunião, a coordenadora do Curso de Nutrição da FAM, Glenys Mabel Caballero Córdoba; a diretora Acadêmica da FAM, Célia Jussani; o vereador Silvio Dourado; e a diretora de Unidade de Educação Básica da Secretaria de Educação, Graciete Pereira da Silva.


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?