Parques de Hortolândia abrigarão departamentos da Secretaria de Meio Ambiente

Publicidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Prefeitura de Hortolândia, está se preparando para levar as instalações de todos os seus departamentos para mais dois parques socioambientais da cidade: Antonio Gazzetta, no Jd. Jardim Terras de Santo Antonio, e Observatório Parque Escola, no Jd. Santa Clara do Lago. Parte dos seus serviços já funcionam no Parque Socioambiental Irmã Dorothy, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. Os parques deverão abrigar a Secretaria até que seja inaugurado o novo Paço Municipal, que está projetado para ser construído nas imediações da Ponte da Esperança (Estaiada), prédio que deverá concentrar todas as pastas municipais.

De olho nos trâmites de ocupação dos parques, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes vistoriou, nesta quarta-feira (16/02), às futuras dependências da Secretaria. Em ambas instalações, servidores municipais seguem com os trabalhos de reforma e adaptações do espaço. “Nosso grande objetivo é descentralizar o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ocupar os espaços existentes nos dois parques municipais e garantir melhores condições de trabalho aos nossos servidores. Nossa expectativa é que a ocupação seja finalizada dentro dos próximos 30 dias”, afirmou Zezé Gomes.

Atualmente, a maior parte das atividades do Meio Ambiente é desenvolvida no Paço Municipal (Palácio das Águas), que fica na região central. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, os locais dispõem de estrutura arquitetônica com salas que possibilitam a implantação de ambientes de trabalho burocráticos da área ambiental de Hortolândia. “O atendimento ao público nesses espaços será de acordo com o interesse da população, já que cada espaço oferecerá determinados tipos de serviços. A mudança contará com uma campanha de orientação aos moradores”, explicou Eliana.

De acordo com o planejamento desenvolvido pela Secretária de Meio Ambiente, as instalações localizadas no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang” já abrigam o setor de Fiscalização Ambiental, órgão responsável pela averiguação de situações que firam o meio ambiente, como queimadas, despejo irregular de resíduos, entre outras situações.

No Observatório Parque Escola, o espaço que será ocupado pela secretaria abrigará os setores Administrativo e de Licenciamento Ambiental. O local abrigava o antigo Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), que teve parte dos prédios adaptados para receber os dois setores. O prédio contou com a implantação de rede de energia elétrica e de informática, além da adequação do antigo galpão (pintura, piso, telhado).

Já o Parque Socioambiental Antonio Gazzetta abrigará o Departamento do Verde. O setor é responsável pelo Viveiro Municipal e cuida da área de poda, corte e plantio de árvores no município. Cabe ao departamento fazer a vistoria em árvores e apontar qual o procedimento a ser adotado, quando há solicitação sobre a espécie por parte da população.

A área do Parque Antonio Gazzetta foi recém adquirida pela Prefeitura e, em breve, será a mais nova área destinada ao lazer, à convivência e à educação ambiental da população. O local abriga uma nascente, um lago, cuja água segue pelo córrego que passa por baixo da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), antes de chegar ao Jardim Sumarezinho e desaguar no Ribeirão Jacuba, próximo à Estrada do Panaíno e Ponte da Esperança (Estaiada). Localizado entre os jardins Adelaide e Terra de Santo Antonio, o Parque Gazzetta é a antiga sede da Fazenda Gazzetta, nome da família de agricultores que cultivavam café, cana-de-açúcar e batata décadas atrás. A fazenda foi implantada em 1938 e passou a ser considerada um patrimônio histórico de Hortolândia.

“Diante da ocupação do espaço por parte do Poder Público Municipal, a Prefeitura está reformando a casa principal, dotando o prédio de instalações elétricas, informática e hidráulica, nova pintura e estacionamento. Em breve o local receberá a construção de pista de caminhada, que privilegiará o trecho de visitação à nascente, e implantação de viveiro de mudas de plantas ornamentais, que servirão para embelezar os espaços públicos do município. O projeto de implantação do Parque Antonio Gazzetta prevê, ainda, a implantação de um cercado onde ficará a secretaria e a instalação de um portal na entrada”, explicou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Josemil Rodrigues.

Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura Hortolândia


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?