Prefeitura de Americana entrega nova UBS do Mathiensen

Publicidade

A prefeitura de Americana entregou, nesta segunda-feira (6), a UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Oswaldo Cruz”, da Vila Mathiensen, que passou por amplas reformas. A população poderá contar, novamente, com toda a assistência médica disponível, a partir desta terça-feira, 7 de junho. Mensalmente, em média, são realizadas 900 consultas e 1.530 procedimentos básicos em saúde, como curativos, aplicações de vacinas, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, exames de papanicolau e outros exames laboratoriais, além de procedimentos odontológicos.

Além do bairro Vila Mathiensen, a unidade atende moradores dos bairros Cidade Jardim, Parque Novo Mundo, Jardim das Flores, Jardim dos Lírios e Jardim Nielsen Ville. A equipe da UBS é constituída por 28 profissionais, sendo três médicos clínicos, um ginecologista, três pediatras, um hebiatra, dois dentistas, quatro enfermeiros, um farmacêutico, três recepcionistas, um agente de saúde, um auxiliar de odontologia, sete técnicos de enfermagem e um servente hospitalar.

A reforma contemplou a substituição do telhado mais antigo, de aproximadamente 165 m², por telhas metálicas com a construção de platibanda (moldura de alvenaria); revisão do sistema de calhas; troca de algumas portas que estavam danificadas, assim como os reservatórios de água; instalação de piso cerâmico na área de serviço; reformulação da farmácia com instalação de balcão de atendimento voltado para a Rua das Alfazemas, pintura geral interna e externa e também das esquadrias, identificação visual interna e externa, além da substituição das luminárias. A entrada da unidade recebeu ainda uma ampla cobertura,o que dará mais conforto aos usuários.

O prefeito Chico Sardelli não pôde comparecer à solenidade por estar em isolamento domiciliar depois de ter testado positivo para a Covid-19. Na cerimônia, ele foi representado pelo vice-prefeito Odir Demarchi, que ressaltou a importância da obra para a população. “Nossa gestão tem a saúde como prioridade. Essa região vai contar ainda com uma outra unidade, no São José, que será 24 horas, um compromisso do prefeito Chico, que vamos realizar. Nosso compromisso é em construir, reformar, ampliar unidades, sempre pensando no melhor da população”, afirmou Odir.

As obras da UBS Mathiensen foram realizadas por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado estadual e chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Cauê Macris, no valor de R$ 200 mil. O deputado federal Vanderlei Macris destacou a vinda dos recursos por meio da emenda parlamentar, e disse que tem ajudado Americana, dividindo a indicação de emendas em diversas áreas para o município. “O Cauê e eu apresentamos uma série de recursos para várias áreas de Americana. Essa é a nossa terra, a nossa cidade, o nosso povo e a nossa gente. E é assim que a gente tem que trabalhar; beneficiar aqueles que confiaram na gente como parlamentar”, disse o deputado, que elencou outras obras entregues com recursos dos parlamentares na área da saúde.

O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, fez questão de demonstrar a qualidade do trabalho realizado na unidade, reafirmando o compromisso da Secretaria de Saúde em promover as melhorias necessárias à população americanense. “Estamos entregando uma unidade melhor, porque os nossos munícipes merecem o que é de melhor, e o nosso prefeito Chico Sardelli, juntamente com o vice-prefeito e com o apoio de todos os secretários, não mede esforços para melhorar a saúde de Americana”, ressaltou Danilo.

Também estiveram presentes o secretário-adjunto de Saúde, Fábio Joner; o presidente da Câmara Municipal Thiago Martins; os vereadores Fernando da Farmácia, Gualter Amado, Leonora da Silva Périco, Lucas Leoncine, Marcos Caetano, Pastor Miguel Pires, Sílvio Dourado e Thiago Brochi; os secretários municipais de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves, de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, de Comunicação e Tecnologia a Informação, Alisson Roberto, de Educação, Vinicius Ghizini, de Fazenda, Simone Inácio de França Bruno, de Negócios Jurídicos, Hugo Troly, de Governo, Jesuel Rogério de Freitas e de Planejamento, Diego de Barros Guidolin; além do chefe de Gabinete, Franco Ravera Sardelli; do comandante da Guarda Municipal de Americana, Marco Aurélio da Silva; do superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia; do superintendente da Fusame, Fábio Beretta Rossi; da diretora do Hospital Municipal, Lilian Franco de Godoi dos Santos; da diretora da Unidade de Atenção Básica, Simone Maciel, e do ex-vice-prefeito Roger Willians. A entrega da UBS também foi acompanhada por funcionários da unidade de saúde e moradores da região.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?