Prefeitura inicia hoje Fórum de Enfrentamento ao Abuso contra Crianças e Adolescentes na FAM

Publicidade

Com a presença de autoridades, terá início nesta segunda-feira (16), às 19h, no Auditório Jamil Salomão, na Faculdade de Americana (FAM), o “I Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes de Americana”. O evento, que se estenderá até quarta-feira (18), faz parte das ações da Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes” e é alusivo ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado em 18 de maio. As inscrições podem ser feitas no site www.americana.sp.gov.br, acessando o banner “Faça Bonito”.

Os trabalhos estão sendo organizados pelo Comitê de Organização da Campanha “Faça Bonito”. Fazem parte da mobilização da campanha integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), de Educação, de Saúde, de Cultura e Turismo, Diretoria de Ensino, Guarda Municipal de Americana (GAMA), Faculdade de Americana (FAM), escolas particulares, entre outros apoiadores.

A conscientização sobre o Dia 18 de Maio está sendo feita pela prefeitura e apoiadores em várias regiões da cidade, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

O objetivo é mobilizar toda a sociedade e reforçar as informações e orientações para a população, visando intensificar os cuidados necessários para combater os abusos praticados contra as crianças e adolescentes, segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

Como parte das atividades, o CRAS São Jerônimo e o Serviço de Convivência de Vínculo Familiar (SCFV) farão uma caminhada no bairro, no período da manhã, no dia 18. À noite, no grupo de Arterapia, será realizada Roda de Conversa com as usuárias que são acompanhadas pelos programas PAIF e SCFV em relação ao tema. No dia 19, será promovida atividade com o grupo de adolescentes, no período da tarde.

O CRAS Jardim Nossa Senhora Aparecida fará ações alusivas no dia 18 e conscientização durante todo o mês. O CRAS Jardim Guanabara terá Roda de Conversa, às 9h, e o CRAS Vila Mathiensen promoverá caminhada, das 15h às 17h. Os CRAS Praia Azul e São Manoel também terão ações.

A programação do Fórum será a seguinte:

Dia 16 (Transmissão ao vivo) – Das 19h às 20h30 – Auditório Jamil Salomão – FAM – Avenida Joaquim Boer, 733, Jardim Luciene

– Tema: “Atuação do Poder Judiciário no Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Palestrante: Dr. Wendel Lopes Barbosa de Souza – Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Americana.

– Tema: “A conscientização e a responsabilidade de cada cidadão na garantia de direitos de crianças e adolescentes”.

Palestrantes: Conselheiros Tutelares Pedro Aparecido Gatti e Jair Calixto de Sena.

– Tema: “Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes: da prevenção à proteção”.

Palestrante: Antônio Rivaldo Brasil de Lima – Psicólogo, membro do Centro de Referência às Vítimas de Violência (CNRVV) do Instituto Sedes Sapientiae, onde atua como Gerente do Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV) – Lapa. Representante do Instituto Sedes na Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (CMESCA). Membro do Projeto Te-Ser (atendimento psicoterápico a autores de violência sexual contra crianças e adolescentes do CNRVV).

Moderadora: Cristiane Maria Correia – Psicóloga, mestra em Educação, Especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes, coordenadora do curso de Psicologia da FAM, psicóloga responsável técnica da clínica escola SIA (Serviço Integrado de Atendimento) da FAM.

Público alvo: Comunidade e alunos da FAM

Dia 17 – 8h30 às 12h

Tema: “Responsabilidade Ética e Responsabilidade Legal no Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Palestrantes: Dra. Renata Calazans Nasraui – Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Americana.

Dra. Neide Donizeti Nunes – Bacharel em Ciências Jurídicas, representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB – Subseção de Americana, na CMI da PMCFC – Comissão Municipal Intersetorial da Politica Municipal do Direito à Convivência Família e Comunitária, Conselheira do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente representando a COASSEJE, Representante da OAB na Comissão Municipal Intersetorial – CMI do Protocolo de Violência contra Criança e Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência, Representante do CMDCA junto ao Conselho da Mulher.

Debate Mesa 1

Palestrantes: Liselene Cristina da Cunha – Psicóloga clínica e social, especialista em Dependência Química (UNICAMP), cursando pós-graduação em Psicologia Jurídica. Atuação na área da Infância e Adolescência desde 2005 na Política de Assistência Social (SUAS). Foi conselheira suplente do CMDCA e Coordenadora da comissão de Enfrentamento a Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes do CMDCA Campinas. Integrante do grupo de estudos Psicanalíticos Perifanálise SP.

Abigail Torres – Assistente social, mestrado em Serviço Social pela PUC/SP (2001) e Doutorado em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela PUC/SP (2009-2013). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da PUC/SP. Linha de pesquisa: Seguridade Social e Assistência Social. Docente de pós-graduação. Atua como consultora em gestão social, principalmente nos seguintes temas: política pública de assistência social, políticas públicas para a infância e adolescência e controle social.

Debate Mesa 2

Moderadora: Cristiane Maria Correia – Psicóloga, mestra em Educação, Especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes, coordenadora do curso de Psicologia FAM, psicóloga responsável técnica clinica da escola SIA (Serviço Integrado de Atendimento) da FAM.

Público alvo: Profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos (SGD) à Criança e Adolescente e comunidade.

Local: Auditório Jamil Salomão – FAM

Dia 18 (Transmissão ao vivo)

Encerramento Cultural da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 2021 – 2022.

Horário: 8h30 às 12h

Encerramento: Larissa Lara Agostinho da Silva – aluna do curso de Psicologia FAM e Renato Rodrigues – artista de RAP.

Público alvo: Crianças, adolescentes, comunidade e profissionais da rede de serviços públicos e privados de Americana.

16/05/2022

Texto: Daniela Alves (Mtb 23611)


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?