Radar meteorológico vai prever condições climáticas desfavoráveis nas cidades da região, norteando ações preventivas

Publicidade

As cidades de Santa Barbara d’Oeste e Nova Odessa serão beneficiadas, como integrantes da Região Metropolitana de Campinas, com a criação do Centro Meteorológico Metropolitano, que visa antecipar possíveis graves eventos naturais, como tempestades, raios e fortes chuvas. Em uma parceria com a Unicamp, a Agemcamp, agência Metropolitana de Campinas, está financiando a compra de um radar no valor de 3 milhões de reais. Benjamim Vieira de Souza, diretor executivo da Agemcamp, destaca a importância da iniciativa regional. “Vai ser uma ferramenta fundamental para ajudar as prefeituras, através das defesas civis, a preverem condições climáticas adversas, como fortes chuvas, ventos e raios. Sabendo antes, é muito fácil realizações ações preventivas”, ressaltou.

O equipamento de primeira linha, nos mesmos padrões de resposta e alerta dos radares utilizados nos Estados Unidos, vai municiar as prefeituras da região, através das defesas civis, com informações detalhadas das ocorrências climáticas previstas, com a devida antecedência, permitindo ações, por exemplo, de retirada de famílias residentes em áreas de risco. Benjamim Vieira ressalta que o principal objetivo do radar Meteorológico será salvar vidas. “Na nossa região temos muitas famílias que moram em áreas de riscos, como encostas ou perto de rios. Com a ajuda da radar, poderemos avisar a todos antes que possíveis tragédias ocorram”, finalizou.

O projeto de compra e instalação do radar Meteorológico teve início em 2018. Caberá a Unicamp (Universidade de Campinas) determinar o ponto de sua instalação, levando em conta a localização e alcance de todas as cidades da região.


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?