Rússia bloqueia acesso ao Facebook e Twitter

Publicidade

Facebook — Foto: Dado Ruvic / REUTERS

O regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, informou nesta sexta-feira (4) que bloqueou o acesso ao Twitter e ao Facebook no país, segundo a agência de notícias Reuters. A alegação é de que a Meta, controladora da rede social, restringiu o acesso à mídia russa em sua plataforma.

O órgão russo afirmou que, desde outubro de 2020, houve 26 casos de discriminação do Facebook contra a mídia russa. Entre os veículos que tiveram o acesso restrito, estão o canal de notícias Russia Today (RT) e a agência de notícias RIA.

Segundo o Roskomnadzor, a rede social “discrimina” os canais russos e sua decisão viola os princípios de liberdade da informação e o acesso desimpedido dos usuários de internet russos à mídia russa.

Nos últimos dias, o Facebook decidiu impedir a monetização de conteúdos do RT e da agência russa Sputnik. A plataforma também proibiu a mídia estatal da Rússia de veicular anúncios para usuários em qualquer lugar do mundo.

Nick Clegg, chefe da Meta para assuntos globais, afirmou que a decisão do governo russo vai impedir cidadãos do país de terem acesso a informações confiáveis.

“Em breve, milhões de russos comuns se verão isolados de informações confiáveis, privados de suas formas cotidianas de se conectar com familiares e amigos e silenciados de falar”, tuitou Clegg.

“Continuaremos a fazer tudo o que pudermos para restaurar nossos serviços para que permaneçam disponíveis para as pessoas se expressarem com segurança e se organizarem para a ação”, continuou.

Na quinta-feira (3), usuários do Facebook na Rússia já tinham encontrado dificuldades para acessar a rede social. Os sites de notícias Meduza e BBC também ficaram instáveis – nesta sexta, a BBC anunciou a suspensão de suas operações no país.

Fonte: G1

Marcado como

Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?