Secretaria de Meio Ambiente de Americana ressalta importância da Coleta Seletiva

Publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana divulgou, na última segunda-feira (10), informações sobre “Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva”, como parte do projeto “Pensar e Agir”. De acordo com cronograma de trabalho da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento da SMA para 2022, serão divulgados mensalmente textos educativos para a conscientização da população e comunidade escolar.

A coleta seletiva é utilizada para a separação de resíduos visando diminuir o volume produzido pelo homem. Ela representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de resíduos, evitando a poluição do solo e das águas.

É considerado como resíduo todo o descarte sólido que ainda possui capacidade para ser reciclado ou reutilizado de alguma forma. A separação dos resíduos é feita de acordo com sua composição e origem, algo que além de diminuir o volume de lixo, diminui também a poluição ambiental e poupa recursos naturais.

Muitos resíduos são levados para os aterros sanitários, que são locais destinados à decomposição final de rejeitos (tipo específico de resíduo, onde foram esgotados todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem) gerados pela atividade humana.

Porém, os aterros possuem vida útil, ou seja, capacidade finita, esgotando-se em algum momento. Nesse caso, sempre que a vida útil de um aterro se esgota é necessário que a área seja fechada e passe por um processo de recuperação, utilizando uma nova área para o aterro. Quando a coleta é implementada em um município, a vida útil de um aterro aumenta, pois, a quantidade de resíduos destinada a ele diminui devido a separação dos materiais que são destinados às cooperativas.

Além dos benefícios para o meio ambiente, a coleta é capaz de gerar renda para os cidadãos, a partir da geração de empregos, contribuindo para a economia.

No município de Americana a coleta dos materiais recicláveis é realizada de segunda a quinta-feira, das 6h às 15h, e de sexta-feira, sábado e feriados, das 6h às 12h, em todos os bairros do município.

A adesão não é obrigatória, porém é de enorme importância para a saúde ambiental do município. Além disso, os moradores podem receber em sua residência uma sacola retornável, basta ligar para (19) 3475-9024 (SAC) e fazer o cadastro no programa.

Além da implementação da coleta do município, é de extrema importância a colaboração dos cidadãos, pois os benefícios só serão alcançados com as pessoas assumindo um papel ativo, separando os resíduos dentro de casa, nas empresas e também compartilhando informações com as pessoas.

Fonte:Assessoria Comunicação Prefeitura Americana


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?