Neste domingo (13) é comemorado o Dia Mundial do Rádio

Publicidade

Dia 13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio, data instituída pela ONU, Neste dia, em 1946, a Rádio ONU entrou no ar com sua primeira transmissão sobre o trabalho das Nações Unidas no mundo. O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011 e aprovado em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Segundo a ONU, o objetivo da data é conscientizar sobre a importância do veículo e fornecer acesso à informação.

A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.

Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.

A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.

História do Rádio

Em 1860, o físico escocês James Clerk Maxwell descobriu as ondas rádio, porém, só em 1886, Heinrich Hertz apresentou as variações da corrente elétrica em forma de ondas de rádio. Desta forma, Guglielmo Marconi colocou em uma linha telefônica os sinais de rádio e o chamou de telégrafo sem fio. Tornando-se assim, o inventor do rádio. Porém, os feitos de Marconi criaram disputas judiciais. Nikola Tesla reivindicou a patente da invenção do rádio e até JC Bose também entrou na disputa judicial. É importante ressaltar que em 1943, a Suprema Corte dos EUA considerou Nikola Tesla como inventor do rádio. No Canadá, Reginald Fessenden foi conhecido como o precursor do rádio, principalmente por ser o primeiro a transmitir o som da voz humana sem fios. Porém, muitos autores creditam a invenção do rádio ao Guglielmo Marconi.

O rádio não tinha o formato de locução de como é conhecido nos dias atuais, pois só era transmitido sinais. A primeira transmissão de voz aconteceu em 1906, nos EUA, pelo engenheiro canadense Reginald Fessenden, transmitindo um concerto natalino para os tripulantes dos navios da United Fruit Company. Os primeiros equipamentos eram feitos de sulfeto de chumbo usados para detectar sinais de rádio, havendo bastante dificuldade para sintonização. A massificação do rádio só aconteceu em meados de 1927.


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?