F1 vai premiar piloto com mais ultrapassagens na temporada 2021

Publicidade

Depois de promover a maior mudança recente no formato dos grandes prêmios com as corridas classificatórias, a Fórmula 1 anunciou outra novidade para a temporada 2021: um prêmio para o piloto que fizer mais ultrapassagens ao longo de todo o campeonato.

Chamado de “Master of the Pass” ou “Mestre dos Passes”, o vencedor será definido no fim da temporada no GP de Abu Dhabi, previsto para 12 de dezembro. A premiação foi desenvolvida em conjunto com uma plataforma de negociação de moedas virtuais, nova parceria da categoria.

A F1 revelou que até agora, Sebastian Vettel, da Aston Martin, é o piloto que lidera no número de ultrapassagens na primeira metade do atual campeonato. Além disso, a categoria garantiu que trará gráficos informativos sobre as manobras nas corridas e exibirá, após cada prova, o ranking atualizado.

Estima-se que a temporada 2020 da F1 tenha tido 628 ultrapassagens, ao todo. A média de manobras, porém, caiu; segundo os portais alemães Auto Motor und Sport e Auto Bild, o número foi de 31 ultrapassagens por etapa – valor que chegou a 39 em 2019, e 33 em 2018, respectivamente.

A temporada com mais ultrapassagens na história da categoria foi 2012, marcada pelo duelo entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel e vencida pelo alemão da RBR, que faturou o tricampeonato na ocasião. Ao longo de 20 corridas, foram 870 passes, uma média de 43 a cada corrida.

No atual grid da F1 é Max Verstappen quem detém o recorde de manobras, registrando sozinho 78 ultrapassagens em 2016, sua primeira pela RBR. Destas, 18 foram pela STR, que representou nas primeiras corridas do ano, e 60 pelo time austríaco, com o qual venceu em sua estreia na equipe no GP da Espanha.

Atrás dele estão Vettel em 2012, Michael Schumacher em 2003 e Niki Lauda em 1984, empatados com a marca de 60 ultrassagens em uma única temporada.

Fonte: GE


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?