Medvedev garante topo do ranking e vai se tornar o 2º a furar domínio do Big 3 em 18 anos

Publicidade

Aos 26 anos, Daniil Medvedev assegurou o posto de número 1 do mundo no tênis masculino nesta quinta-feira, graças à eliminação de Novak Djokovic nas quartas de final do ATP de Dubai. Um feito que o torna apenas o segundo a furar o domínio do Big 3 na liderança do ranking da ATP desde fevereiro de 2004. Nestes 18 anos, apenas Andy Murray havia interrompido a alternância de Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic no topo da lista.

O americano Andy Roddick era o líder do ranking quando Federer iniciou seus primeiros quatro anos soberano como número 1 do mundo. O suíço e Nadal se alternaram duas vezes no posto até Djokovic se provar à altura em 2011. De lá para cá, o único a interromper a supremacia do Big 3 foi Murray, em 2016, com as conquistas do ouro olímpico, de Wimbledon e do ATP Finals.

Em 2017 o britânico viu lesões se agravarem e desistiu do restante da temporada, vendo Nadal assumir o posto de número 1 do mundo. Ele, Federer e Djokovic se alternaram algumas vezes desde então, com o sérvio sendo o último líder desde fevereiro de 2020.

Como foi campeão do Australian Open em 2021 mas não defendeu o título em 2022 por não ter se vacinado contra a Covid-19, Djokovic perdeu todos os 2 mil pontos que precisava defender em Melbourne. Só não foi ultrapassado ao final da competição porque Medvedev foi superado na decisão por Rafael Nadal. Mas tornou-se uma questão de tempo.

Nesta semana, Medvedev optou por disputar o ATP de Acapulco, e Djokovic competiria simultaneamente em Dubai. Para tomar a liderança do ranking, o russo precisaria ter no mínimo o mesmo resultado do sérvio. O cenário se concretizou quando Medvedev se classificou às quartas no México, enquanto Djokovic foi eliminado nesta mesma fase nos Emirados Árabes. Foi o suficiente para garantir o posto de número 1 do mundo.

Fonte: GE

Foto: Hector Vivas/Getty Images

Marcado como

Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?