Quarteto ofensivo do Flamengo tem 65 jogos como titulares desde 2019; média de gols aumenta 25%

Publicidade

Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Com o provável retorno do uruguaio, o quarteto ofensivo que encanta o torcedor rubro-negro estará à disposição para a final da Libertadores. O Espião Estatístico foi atrás dos números e descobriu que os quatro entraram em campo, juntos como titulares, em 65 dos 214 jogos desde 2019.

O retrospecto é bom: são 44 vitórias, 12 empates e apenas nove derrotas, com um aproveitamento de 74%. Nessas partidas com o ataque completo, a média de gols do Flamengo chega a 2,35 gols por jogo, enquanto sem um dos quatro como titular é de 1,88.

O aproveitamento sem uma peça do quarteto também cai. Ao todo, são 149 jogos desfalcado de pelo menos um deles, com 94 vitórias, 32 empates e 23 derrotas, caindo de 74% para 70%. Além disso, os quatro são responsáveis por 236 gols dos 433 marcados pelo Flamengo nas últimas três temporadas, cerca de 54% das bolas na rede no período.

No entanto, o time não conseguiu muitas vezes contar com o ataque titular na atual temporada. Seja por lesões, convocações ou opção dos treinadores, os quatro só entraram em campo juntos em 19 dos 70 jogos do Flamengo na temporada de 2021, e fizeram falta para a equipe, já que são 15 vitórias, três empates e apenas uma derrota com o quarteto junto, além de impressionantes 62 gols, uma média de 3,26 gols marcados por jogo. A força do ataque rubro-negro é tão grande com eles que nas 15 vitórias, 10 foram por três ou mais gols de diferença.

Outro dado que o Espião Estatístico levantou é que em apenas seis partidas (9% dos jogos), desde o início de 2019, o Flamengo não marcou nenhum gol com os quatro jogadores em campo. Ou seja, quando o ataque rubro-negro está completo, as chances de não sair em branco são bem altas.

Contra o Palmeiras, adversário da final da Libertadores neste sábado, o Flamengo nunca perdeu com os quatro em campo. Inclusive, a junção dos jogadores foi decisiva na virada de chave no retrospecto contra o Verdão. Isso porque antes de 2019, o Flamengo estava há nove jogos sem vencer o Palmeiras. Agora, o time paulista que não vence o rubro-negro há nove jogos. Do quarteto, Gabigol e Arrascaeta são os que mais se destacam contra o alviverde. O camisa nove já marcou cinco vezes em quatro jogos, enquanto o uruguaio marcou três gols em sete partidas.

Nesta temporada, o Flamengo só contou com o quarteto completo contra o adversário deste sábado na final da Supercopa do Brasil, vencida nos pênaltis pelo rubro-negro. No Campeonato Brasileiro, tanto no turno quanto no returno, as duas vitórias vieram dos pés de jogadores importantes e que fazem sombra ao ataque titular: Pedro e Michael. Na 1ª rodada do campeonato, Pedro marcou o gol do jogo, no Maracanã, após excelente jogada de Bruno Henrique. Já no returno, o Flamengo venceu por 3 a 1 no Allianz Parque com dois gols de Michael e um de Pedro.

Fonte: GE

Foto: Arte: Infoesporte


Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Faixa Atual

Título

Artista

Abrir conversa
Precisa de ajuda?