RBR nega favoritismo a Verstappen sobre Pérez: “Ambos têm a mesma chance”
Publicidade
O clima não parecia dos melhores na RBR após o GP da Espanha. Lá, Sergio Pérez, mais rápido que um Max Verstappen com problemas na asa traseira em duelo com a Mercedes de George Russell, teve que abrir caminho para o colega. E foi justamente o mexicano quem venceu o GP de Mônaco, no último domingo. Mas o chefe Christian Horner assegurou que não há favoritismo na equipe.
– Não importa para nós qual dos dois pode ser campeão do mundo. Claro, o campeonato de construtores é extremamente importante. Mas seja Max ou Checo, ambos são pilotos da RBR e têm a mesma chance. Será uma temporada longa e com altos e baixos, mas é ótimo ter dois pilotos bons nas horas mais difíceis – comentou o gestor.
A polêmica em Barcelona se sucedeu logo após um erro que jogou Verstappen do segundo para o quarto lugar. A RBR pediu que Pérez abrisse caminho para o colega e prometeu que retribuiria o favor, apesar da resistência do mexicano.
Algumas voltas depois, Sergio era o mais rápido e pediu que o time ordenasse ao atual campeão mundial lhe ceder a posição para que ele pudesse brigar com Russell. O pedido não foi atendido.
Nos giros finais da prova, quando Verstappen fez um segundo pit stop e Pérez retomou a liderança, ele também foi orientado a abrir caminho para o holandês. Depois da bandeirada, o piloto do carro 11 reforçou que precisaria conversar com o time.
Após transferir-se para a Renault, Daniel comentou ver uma preferência da RBR a Max com o intuito de fazer dele “o mais novo campeão da história”.
O triunfo de Pérez em Mônaco aproveitou o erro de estratégia da Ferrari com o pole Charles Leclerc, segurando o rival Carlos Sainz por boa parte da prova para vencer pela primeira vez em 2022.
Nada de revanche
Pérez saiu da Espanha cobrando uma conversa importante com a RBR pelas ordens de equipe que considerou “injustas”. Mas apesar do desentendimento, Horner garante que a atuação do mexicano em Mônaco não foi uma forma de “responder” ao time pelo incidente em Barcelona.
O foco da RBR ainda é vencer a acirrada batalha com a Ferrari. Embora líder do campeonato desde o triunfo na Espanha, o time austríaco está a 36 pontos da rival italiana, que pode retomar a posição com uma dobradinha. A próxima etapa da F1 é o GP do Azerbaijão em 12 de junho.
Fonte: GE
Foto: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images