Rússia recorre contra sanções da Fifa e Uefa e condena expulsão das eliminatórias da Copa

Publicidade

A Federação Russa de Futebol (RFS) comunicou que vai recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), a última instância do direito desportivo, contra as sanções da Fifa e da Uefa. Na última segunda, o país e os seus clubes foram excluídos de todas as competições das duas entidades, dentre elas as eliminatórias da Copa do Mundo.

– A RFS acredita que a Fifa e a Uefa, ao decidirem sobre o afastamento das equipes russas, não tinham base legal. Violou os direitos fundamentais da RFS como membro da Fifa e da Uefa.

“A decisão de retirar a seleção da classificação para a Copa do Mundo de 2022 foi tomada sob pressão de rivais diretos na repescagem, o que violou o princípio do esporte e as regras do fair play”, escreve a federação.

A Federação Russa alega que não teve direito a defesa e reiterou que Fifa e Uefa sequer cogitaram outras alternativas para lidar com as equipes do país. Único time que seguia vivo em um torneio europeu, o Spartak Moscou foi excluído da Liga Europa.

– A União Russa de Futebol também não teve o direito de apresentar sua posição, o que violou o direito fundamental de defesa. Além disso, ao tomar decisões, Fifa e a Uefa não levaram em consideração outras opções possíveis de ação, exceto a exclusão completa dos times russos.

Rússia enfrentaria a Polônia em uma das chaves da repescagem europeia para a Copa do Mundo. Após a invasão à Ucrânia, poloneses, suecos e tchecos, que estariam na disputa com os russos por uma vaga no Mundial, declararam que não enfrentariam o país.

A Fifa, posteriormente, excluiu a Rússia de todas as competições. A seleção feminina não vai disputar a Eurocopa feminina, que será disputada em julho, na Inglaterra. A entidade que comanda o futebol mundial e a Uefa ainda não confirmaram se a Polônia avança por W.O. Segundo apurou o ge, a classificação dos poloneses para enfrentar Suécia ou República Tcheca deve ocorrer.

Fonte: GE

Foto: Reuters

Marcado como

Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?