Seleção feminina de futebol dos EUA conquista igualdade de premiação com a masculina em Copas e Olimpíadas

Publicidade

A seleção feminina de futebol dos Estados Unidos, tetracampeã mundial e olímpica, deu mais um passo na conquista igualdade de pagamentos com a masculina, anunciou nesta quarta-feira a federação de futebol do país (US Soccer). O novo acordo, que complementa o alcançado em fevereiro deste ano, dá as jogadoras uma premiação igual aos jogadores pela participação em Copas do Mundo e Olimpíadas, concluindo uma luta iniciada há seis anos pela equipe feminina do país.

Embora outras seleções já tenham conquistado outras formas de igualdade de pagamento, inclusive a brasileira, em setembro de 2020, a federação dos EUA celebrou o ineditismo da medida, por incluir a divisão igualitária de prêmios nas principais competições. O Equal Pay da seleção brasileira, por exemplo, iguala os pagamentos de diárias para mulheres e homens, mas em relação às competições, a igualdade se dá no percentual dos prêmios, respeitando os valores pagos pelas entidades organizadoras, como Fifa e Conmebol.

Já o acordo da US Soccer, com validade até 2028, estipula que as premiações dadas às seleções masculina e feminina por participações em competições oficiais serão unificadas e divididas igualmente para jogadores e jogadoras, incluindo também as comissões técnicas. O contrato vai abranger as participações do país nos Mundiais masculino do Catar (2022), e feminino da Austrália/Nova Zelândia (2023), além das Olimpíadas de Paris-2024 e Los Angeles-2028.

“Este acordo histórico vai cobrir os dois ciclos de Copas do Mundo e Olimpíadas e manter os jogadores e jogadoras entre os mais bem pagos atletas de seleção no mundo”, anunciou a US Soccer nas redes sociais.

O acordo também garantirá um inédito acordo comercial de venda de ingressos idêntico para as duas seleções, além de bônus iguais por performance em todos os jogos e competições, substituindo a premiação fixa que a seleção feminina sempre recebeu.

Fonte: GE

Foto: Reprodução / Facebook

Marcado como

Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?