Um ano após susto, Renan Dal Zotto comanda Brasil renovado na Liga

Publicidade

A festa do título também tinha ecos de alívio. Naquele momento, ao vencer a Liga das Nações do passado, a seleção brasileira também gritava a alegria de ver seu comandante fora de risco. Renan Dal Zotto, recuperado da Covid-19 que o deixou 36 dias internado, ficou fora da campanha. Participou da maior parte dos passos por vídeo, ainda debilitado, mas longe do grupo que levou o Brasil ao topo da competição pouco antes das Olimpíadas de Tóquio. Agora, um ano depois, estará à beira da quadra para guiar o time na briga pelo bi.

Antes da estreia, o Brasil teve dois amistosos difíceis contra o Japão – uma derrota e uma vitória. A seleção brasileira faz seu primeiro jogo na Liga das Nações nesta quarta-feira, às 20h. A equipe de Renan Dal Zotto encara a Austrália no ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Quando a seleção brasileira conquistou o título da Liga, em Rimini, na Itália, Renan estava no Rio, focado na reabilitação. Assistiu de longe à conquista do grupo, liderado por Carlos Schwanke e Ricardo Tabach, seus assistentes. Agora, recuperado, o técnico tentará levar a equipe de volta ao topo. As lembranças, porém, ainda estão ali.

– Eu estou me sentindo um menino. Vida nova. No dia 21, fez um ano da minha alta. Foi comemorado aqui, trouxeram bolo, cantaram parabéns. Um ano de vida. Estou muito feliz porque no ano passado foram dois dias de treinamento e eu tive que me afastar. Voltei faltando quatro dias para embarcar para as Olimpíadas. Foi um processo muito complicado. Quando eles venceram a competição, entraram ao vivo com a camisa, aquilo ali me deixou extremamente emocionado e com muita vontade de dar continuidade. Estou muito feliz por participar efetivamente de todo o processo.

A presença de Renan ressoa na equipe. Bruninho, capitão da seleção, esteve à frente do grupo durante todo o período em que o técnico esteve afastado. E ele lembra bem o quanto foi difícil manter a cabeça focada em busca do objetivo.

– É muito diferente. A gente, no ano passado, eu lembro de uma angústia muito grande de todos nós aqui, né? Cada dia uma notícia sobre ele. Então isso foi muito angustiante.

Agora, Renan está à frente de um processo de reconstrução. Em Tóquio, as coisas desandaram, e a seleção acabou fora do pódio. Nesta Liga, o treinador tenta dar início à formação de um novo grupo rumo aos Jogos de Paris, em 2024.

– É um grupo muito bom de trabalho. Vários jogadores chegaram no decorrer desse trabalho. E está sendo muito bom trabalhar com esses garotos. A gente vive um momento de transição. A Liga das Nações é uma competição extensa, longa. E certamente se fará necessário mexer em algum momento.

O Brasil tem alguns remanescentes do último ciclo, mas muitas caras novas. Bruninho, Lucarelli, Leal e Lucão, entre outros, estarão ao lado de gente nova, como Adriano, Vaccari e Franco. A Liga das Nações se apresenta como palco perfeito para dar início à construção de um novo time.

– A gente tem agora um grupo um pouco diferente, com vários jovens que estão muito ansiosos, como a gente também para começar os jogos.

Na Liga das Nações, a seleção masculina vai disputar três etapas. A equipe jogará em Brasília, Bulgária e Japão. Na competição, as oito melhores equipes avançam à fase final, novamente na Itália. No Distrito Federal, além da Austrália, a equipe vai encarar Eslovênia, Estados Unidos e China.

Confira os jogos do Brasil:

1ª semana – Brasília
08/06 – 21h – Brasil x Austrália
09/06 – 21h – Brasil x Eslovênia
11/06 – 15h – Brasil x Estados Unidos
12/06 – 10h – Brasil x Rússia

2ª semana – Sofia, Bulgária
22/06 – 11h – Brasil x Polônia
23/06 – 10h30 – Brasil x Sérvia
24/06 – 10h30 – Brasil x Irã
26/06 – 14h – Brasil x Bulgária

3ª semana – Osaka, Japão
06/07 – 3h40 – Brasil x Alemanha
07/07 – 6h – Brasil x Canadá
08/07 – 3h40 – Brasil x França
10/07 – 7h10 – Brasil x Japão

Fonte: GE

Foto: Patricy Albuquerque/Inovafoto/CBV

Marcado como

Opnião dos Leitores

Você não está autenticado, clique aqui. para acessar o sistema!.


Notícia FM

Ligou, virou Notícia!

Faixa Atual

Título

Artista

Ligou, virou Notícia!

Precisa de ajuda?